solidariedade

Pai faz vaquinha para se manter em Santa Maria durante internação de filho no Husm

Foto: Márcio Medeiros (Arquivo Pessoal)
Eliezer foi diagnosticado com a doença há cinco meses

A luta pela recuperação do filho Eliezer Trindade Chaves Medeiros, de 1 ano e oito meses, motivou Márcio Medeiros a largar o emprego de servente de pedreiro em Bagé, onde mora com a mulher, Cristiane Trindade Tavares, e mais dois filhos, para vir a Santa Maria. Há cinco meses, Eliezer foi diagnosticado com histiocitose, uma doença rara que afeta as células do corpo e faz com que a criança precise de reposição diária de sangue e plaquetas, além de realizar quimioterapia. 

Campanha de vacinação contra o sarampo e a pólio começa segunda-feira

Por conta da complexidade do tratamento da doença, que acomete, em especial, crianças abaixo dos 2 anos, a família foi encaminhada para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde o menino está internado há quatro meses. Mas, apesar de todo o tratamento ser custeado pelo hospital, a família precisa de ajuda para poder custear a estadia na cidade, já que, durante o dia, o pai fica no hospital com o filho para que, à noite, a mãe possa posar. 

- Eu precisei deixar meu trabalho para poder ajudar minha esposa e meu filho. Ele não pode sair do hospital, porque está muito fraco ainda e, então, eu fico acompanhando ele durante o dia. À noite, é minha esposa quem fica e, assim, nos revezamos para poder passar os dias aqui. Não temos parentes na cidade nem conhecidos, e a situação é complicada, porque temos outros dois filhos que tiveram que ficar em Bagé, sob os cuidados dos meus pais, enquanto estamos aqui - comentou Márcio.

Agosto é o mês de conscientização do câncer de pulmão. Veja como prevenir

No Husm, Eliezer é acompanhado por uma equipe médica que, segundo o pai, estima que o tratamento leve em torno de dois anos para ser concluído, e é possível que o menino precise ficar internado por todo esse tempo. Por conta disso, a família criou uma campanha online para arrecadar dinheiro para que eles possam continuar na cidade e possibilitar a continuidade do tratamento do garotinho. Para doar, basta clicar neste link e, depois, em 'Contribuir'. O valor mínimo de doação é de R$ 10. 

O QUE É A HISTIOCITOSE
A histiocitose é uma doença rara que afeta as células do corpo. Devido a um grupo de desordens orgânicas caracterizadas pelo acúmulo dessas células, podem ocorrer infiltrações nos pulmões, lesões ósseas, erupções cutâneas e disfunções. A maioria dos casos ocorre em crianças, e o diagnóstico da doença é feito por meio de biópsia. Os tratamentos são feitos por medidas de apoio e quimioterapia ou tratamento local com cirurgia ou radioterapia, conforme indicado pela extensão da doença.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cinco rodovias que ligam Santa Maria e Quarta Colônia estão com 50% do asfalto recuperado Anterior

Cinco rodovias que ligam Santa Maria e Quarta Colônia estão com 50% do asfalto recuperado

Rodovias que ligam Santa Maria à Capital passam por obras nesta semana Próximo

Rodovias que ligam Santa Maria à Capital passam por obras nesta semana

Geral